Desde a Copa das Confederações, camisa 10 marcou três gols dessa forma. Nos treinamentos, aproveitamento chama a atenção. Craque admite evolução
Quem acompanha o dia a dia da Seleção na Granja Comary
vem reparando, diariamente, a evolução de Neymar nas cobranças de faltas. Desde
a época de Santos o camisa 10 sempre arriscou seus chutes. O atual aproveitamento
nos treinos, no entanto, impressiona. Na última quarta-feira, por exemplo,
véspera da abertura da Copa do Mundo, o craque acertou cinco em seis
tentativas
O talento de Neymar indiscutivelmente nasceu com ele. O
sucesso nas cobranças de faltas, no entanto, é fruto de muito treino. O próprio
craque admite a evolução. - Sempre treinei, desde o primeiro dia de profissional. Sempre cobrei faltas e venho cada vez mais me aperfeiçoando – disse Neymar
Desde o início da carreira profissional, Neymar nunca escondeu que gostaria de evoluir no quesito. Porém, tanto no Santos quanto no Barcelona, nunca foi o cobrador oficial. Na Vila Belmiro, conviveu com as concorrências de Marquinhos, Elano, Marcos Assunção e Montillo. Ciente de que as faltas não eram sua especialidade, deixava as oportunidades para os companheiros. Mas nunca deixou de treinar.
- No Santos, Neymar não era especialista em faltas diretas para o gol. No início, sequer era o cobrador oficial. Mas ele nunca deixou de treinar o fundamento, pois dizia querer melhorar. Lembro de vê-lo sempre após o fim das atividades no CT Rei Pelé cumprindo o ritual de cobrar bolas paradas. Por várias vezes acertava a barreira, mas com o tempo foi evoluindo. Marquinhos, Elano e Marcos Assunção, entre outros, cada um na sua época, batiam com mais frequência – revelou Marcelo Hazan, repórter do GloboEsporte.com, que acompanhou Neymar no Santos enquanto o craque defendia o clube da Vila Belmiro.
A evolução fica clara na seleção brasileira. Dos oito gols de falta que Neymar marcou na carreira, cinco foram com a camisa amarela (veja alguns de falta do craque no vídeo ao lado). O primeiro na carreira foi pela Seleção sub-20, no Sul-Americano da categoria, contra o Chile no Peru. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, marcou contra a Bielorrúsia. Com a equipe principal, todos os gols do atacante em cobranças de falta foram sob o comando de Felipão: Itália e Coreia do Sul em 2013, e Panamá, no início desse mês.
Mas até mesmo na Seleção Neymar demorou a se firmar como cobrador oficial de faltas. Na era Mano Menezes, Daniel Alves e, posteriormente, Ronaldinho Gaúcho eram os donos das bolas paradas. Hoje, o craque divide a função especialmente com David Luiz, responsável pelas cobranças de longa distância.
No Barcelona, no entanto, as oportunidades ainda são raras. Messi é o cobrador oficial de faltas. Quando ele não está em campo, Xavi assume a função. Até por isso, o brasileiro ainda não marcou em cobranças de faltas pelo clube catalão.
Em busca da perfeição: Neymar aprimora cobranças de faltas nos treinamentos (Foto: Getty Images)
0 comentários:
Postar um comentário